sexta-feira, 18 de março de 2011

Não existem pais perfeitos...



" Todos os pais têm dúvidas e preocupações e todos se questionam sobre a forma como devem educar os filhos. Têm medo de não alcançar os objectivos que escolheram e de não controlar todos os factores que determinam o sucesso da missão de serem pais."
Eva Delgado-Martins
Psicóloga
Docente do ISPA, IU

"Não existem pais perfeitos" é o tema em análise na crónica semanal de Eva Delgado-Martins, na 981ª edição da revista Notícias Magazine (integrante do Jornal de Notícias), do passado dia 13 de Março.
Todos os pais procuram ser o melhor possível enquanto educadores, apesar do insuficiente apoio da sociedade. Aos pais é exigida, socialmente, a perfeição, mas que também eles projectam nos seus filhos a expectativa de estes se tornarem perfeitos.
"Como resposta, os pais procuram soluções, receitas..."
Alguns dos conselhos abordados pela autora no artigo são os de usar o bom senso, estar disponíveis a negociar (quando necessário) e serem coerentes na forma como abordam os assuntos.
A base de uma boa relação é o amor e como pais devem proteger os seus filhos, garantindo-lhes uma infância segura, saudável, feliz e nunca esquecendo da importância de lhes dar o seu espaço de modo a estes se tornarem adultos independentes e responsáveis.

adaptado de Não existem pais perfeitos de Eva Delgado-Martins
em Notícias Magazine
#981 de 13 de Março de 2011

versão integral do artigo poderá ser consultada (também) em http://www.jn.pt/revistas/nm/interior.aspx?content_id=1803770