quinta-feira, 10 de março de 2011

Os direitos dos pais


Muitas vezes se fala do direito das crianças, mas ao ler o livro "Más maneiras de sermos bons pais" de Eduardo Sá, que a minha mãe tinha na sua mesinha de cabeceira (que mais parece uma estante), apercebi-me que algumas páginas eram dedicadas aos direitos dos pais. A minha primeira reacção foi de surpresa, nunca me tinha lembrado de que os pais também têm direitos e não apenas deveres, talvez por ocupar ainda só o cargo de filha e não de mãe. Por achar pertinente, e aproveitando para divulgar o livro a todos os que são pais e filhos, transcrevo, resumidamente os 7 direitos dos pais por Eduardo Sá.

"1. Os pais têm o direito de viver em democracia. (...) Sendo assim, as crianças estão proibidas de imaginar que os pais mudam as leis de uma vez e num só dia (...).
2. Os pais estão autorizados a exigir a boa educação que fazem questão de ter com os seus filhos. E estão autorizados a não esperar que os miúdos lhes digam "obrigado", "bom dia" e outras coisas do género, sempre que ficam fora de jogo nos bons exemplos.
3. Os pais estão autorizados a repartir o trabalho de casa por todos. (...)
4. Os pais estão proibidos de contar histórias sempre que isso lhes dê... seca. E de ir a reboque das suas crianças. Pais que transformam a bondade em trabalhos para casa deviam ser rapidamente reciclados. Em consolas, por exemplo.
5. Os pais não têm de pedir por favor quando se trata de jantarem a dois ou de quererem um fim-de-semana só para eles. (...)
6. Os pais estão proibidos de transformar as crianças nos seus confidentes favoritos. Sobretudo quando se trata da mãe a queixar-se do pai ou vice-versa.
7. Os pais têm direito ao fim-de-semana. E se as crianças adoram o desporto e as festas dos amigos, eles têm o direito a brincadeiras esquisitas, como bricolage e jardinagem, como têm o direito à preguiça."