7º
Os bons pais dão oportunidades, os pais brilhantes nunca desistem!
Este hábito dos pais brilhantes contribuiu para desenvolver: apreço pela vida, esperança, perseverança, motivação, determinação e capacidade de se questionar, superar obstáculos e de vencer fracassos.
Os bons pais são tolerantes com alguns erros dos seus filhos, os pais brilhantes nunca desistem deles, ainda que estes os decepcionem e tenham transtornos emocionais. Os pais brilhantes são semeadores de ideias e não controladores dos seus filhos.
Os educadores devem ser poetas na batalha da educação. Podem chorar, mas nunca desanimar. Devemos ver o que ninguém vê. Visualizar um tesouro soterrado nas rústicas pedras do coração dos nossos filhos.
Antigamente, os pais eram autoritários; hoje, são os filhos. Os jovens não sabem ser contrariados. Nunca em toda a história vimos crianças e jovens dominarem desta forma os adultos. Em primeiro lugar, aprenda a dizer "não" aos seus filhos sem medo. Se eles não ouvirem "não" dos seus pais, não estarão preparados para ouvir o "não" da vida.
Em segundo lugar, quando disserem "não" os pais não devem ceder a chantagens e pressões dos filhos. Caso contrário, a emoção das crianças tornar-se-á um baloiço: num momento serão dóceis, noutro, explosivos; numa hora estarão animados, em seguida, mal-humorados.
Em terceiro lugar, os pais têm de deixar claro quais são os pontos a serem negociados e quais os limites inegociáveis. Se os pais incorporarem os hábitos dos educadores brilhantes que mencionamos ao longo destas semanas, eles poderão, sem medo, contrariar, impor limites e dizer "não" aos seus filhos. As birras destes não serão destrutivas mas sim construtivas.
Pais de todo o mundo sentem-se perdidos, sem solo para andar, sem ferramentas para penetrar no mundo dos filhos. De facto, conquistar o planeta psíquico dos nossos filhos é tão ou mais complexo do que conquistar o planeta físico. A vida é uma grande escola que pouco ensina a quem não sabe ler.
Retirado e adaptado do livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes de Augusto Cury