terça-feira, 7 de junho de 2011

7 Semanas...7 Hábitos



Os bons pais dão oportunidades, os pais brilhantes nunca desistem!

Este hábito dos pais brilhantes contribuiu para desenvolver: apreço pela vida, esperança, perseverança, motivação, determinação e capacidade de se questionar, superar obstáculos e de vencer fracassos.

Os bons pais são tolerantes com alguns erros dos seus filhos, os pais brilhantes nunca desistem deles, ainda que estes os decepcionem e tenham transtornos emocionais. Os pais brilhantes são semeadores de ideias e não controladores dos seus filhos.
Os educadores devem ser poetas na batalha da educação. Podem chorar, mas nunca desanimar. Devemos ver o que ninguém vê. Visualizar um tesouro soterrado nas rústicas pedras do coração dos nossos filhos.

Antigamente, os pais eram autoritários; hoje, são os filhos. Os jovens não sabem ser contrariados. Nunca em toda a história vimos crianças e jovens dominarem desta forma os adultos. Em primeiro lugar, aprenda a dizer "não" aos seus filhos sem medo. Se eles não ouvirem "não" dos seus pais, não estarão preparados para ouvir o "não" da vida.

Em segundo lugar, quando disserem "não" os pais não devem ceder a chantagens e pressões dos filhos. Caso contrário, a emoção das crianças tornar-se-á um baloiço: num momento serão dóceis, noutro, explosivos; numa hora estarão animados, em seguida, mal-humorados.

Em terceiro lugar, os pais têm de deixar claro quais são os pontos a serem negociados e quais os limites inegociáveis. Se os pais incorporarem os hábitos dos educadores brilhantes que mencionamos ao longo destas semanas, eles poderão, sem medo, contrariar, impor limites e dizer "não" aos seus filhos. As birras destes não serão destrutivas mas sim construtivas.

Pais de todo o mundo sentem-se perdidos, sem solo para andar, sem ferramentas para penetrar no mundo dos filhos. De facto, conquistar o planeta psíquico dos nossos filhos é tão ou mais complexo do que conquistar o planeta físico. A vida é uma grande escola que pouco ensina a quem não sabe ler.


Retirado e adaptado do livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes de Augusto Cury

3 comentários:

Mariana Lopes disse...

Ao longo destas 7 semanas, o blog CresSer espera ter fornecido aos educadores da actualidade conselhos/hábitos úteis para que estes possam desempenhar o seu papel da melhor forma, formando, não pessoas, mas Seres Humanos.

Não se esqueça de preparar o seu filho para "ser", pois o mundo o preparará para "ter"! (Augusto Cury)

GP disse...

Olá!
Começando pela resposta ao desafio, parece-me que se perdem um pouco no texto, andam à volta de algumas ideias mas a questão da decisão do tribunal de condenar a mãe pela agressividade do filho não é verdadeiramente discutida.
As referências bibliográficas não são feitas correctamente. Como se fazem referências em relação aos autores que são mencionados ao longo do texto? Desafio para as férias: consultar as normas da APA para as referências bibliográficas e elaboração de textos académicos.
Atenção à apologia dos pais brilhantes – esquecem-se as múltiplas circunstâncias, formas de se ser pai/mãe. Muitas crianças crescem bem sem necessariamente conhecerem estes “pais brilhantes”. Além disso, os pais descritos, realmente não existem, sempre. Há momentos, há dias… Importa adoptar uma atitude crítica e não tanto ajuízadora e pouco questionadora. Crianças que não têm este tipo de pais utópicos estão condenadas ao fracasso? Enquanto psicólogas não podem adoptar acriticamente “chavões” que aparecem em livros do tipo “auto-ajuda”. As questões da parentalidade e da família devem ser pensadas pelos psicólogos de forma aberta, flexível e contextualizada às circunstâncias de cada caso.
A referência ao livro “Adaptação e bem estar nas escolas portuguesas” parece-me adequada. Ainda que não remeta directamente para as questões da família, esta, estará, seguramente, implícita.

Entendam todas as minhas questões como desafios ao vosso crescimento.
Boas férias.
GP

Anónimo disse...

DISNEY.
He's DISMOTH, you know.
And ROB LOWE, he's an OWL.
HILLARY.
She's a DEN and the DOOR is METTETAL.
TURNER & DASSAULT, they 're NESTS-
EL SALVADOR.
And the LEG is TEXAS and SEACREST in VERMONT.
CRESSER.
This is COLORADO and YAN.
GROSS , he's with RISA, and she's with RICK.
And this is ACCOC for CHILD- FUCKS with CK and they have organized crime "units " UM - FLORIDA U.
TARANTINO.
He really is " KILL BILL"....with BILL.