Uma das mais recentes teorias é a Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano e foi elaborada por Une Bronfenbrenner em 1992. A teoria em causa acrescenta a variável contexto à compreensão do Desenvolvimento Humano.
A abordagem ecológica, proposta por Bronfenbrenner, tem sido usada para distinguir os processos evolutivos e os múltiplos factores que influenciam o processo do desenvolvimento humano. Investigar ecologicamente o desenvolvimento de crianças e adolescentes significa defini-los como pessoas em desenvolvimento e no contexto.
O ambiente ecológico é definido por Bronfenbrenner como um sistema de estruturas agrupadas, independentes e dinâmicas. O primeiro nível é definido como sendo o efeito de influências proximais – ambientais e do organismo – que advêm do interior do indivíduo, das suas características físicas e da distinção de objectos do ambiente imediato, que caracterizam a relação face a face.
Segundo Bronfenbrenner, este nível mais “interno” de comunicação é chamado de microssistema, e deve ser entendido como incluindo as relações familiares, as relações na sala de aula entre colegas e com os professores, e as relações com os amigos no recreio.
O mesossistema refere-se aos elos e aos processos entre dois ou mais ambientes, nos quais os indivíduos se desenvolvem, isto é, a interacção entre os diversos microssistemas. Desta forma, o mesossistema das crianças e dos adolescentes em família consiste nas interacções entre a sua família e (1) a comunidade local (a religião, os transportes, os restaurantes e cafés, os locais de compras, as associações, clubes desportivos e parques de lazer públicos), (2) entre a família e a escola, e (3) entre a família e os seus parentes (avós, tios, primos), entre outros.
O microssistema e o mesossistema representam os ambientes cujos níveis de relação são proximais, face a face e com contacto físico, e as suas influências são mais evidentes, sendo de crucial importância para os processos de desenvolvimento. Aqueles ambientes nos quais o indivíduo não participa directamente, mas recebe influência indirecta, estão no seu exossistema. Além disso, o mesossistema e o exossistema, a partir de suas dinâmicas de funcionamento, irão influenciar a vida e as relações destas crianças e adolescentes, sendo fundamental a comunicação e a harmonia entre estes ambientes.
O macrossistema, por sua vez, é o sistema mais amplo, abrange os valores, as ideologias, a organização e os processos das instituições sociais comuns a uma determinada cultura.
As diferentes configurações dos microssistemas formam a rede de apoio afectivo/emocional social, importantes pelo seu efeito regulador no desenvolvimento.
As diferentes configurações dos microssistemas formam a rede de apoio afectivo/emocional social, importantes pelo seu efeito regulador no desenvolvimento.
A família é o primeiro microssistema no qual a pessoa em desenvolvimento interage. Para Bronfenbrenner, a família é definida como um sistema dinâmico e em interacção, compreendida num ambiente, próximo e imediato, da pessoa em desenvolvimento, que envolve actividades, papéis e um complexo de relações interpessoais. Os aspectos físicos, sociais e simbólicos na estrutura familiar contribuem para o desenvolvimento dos processos proximais.
As formas de interacção na família, na escola ou no acolhimento, estão alicerçadas sob três características de interacção: a reciprocidade, o equilíbrio de poder e a relação afectiva. Estas características ajudam o microssistema a manter-se estruturado a fim de permitir um desenvolvimento saudável.
Retirado e adaptado de http://jpmgoncalves.home.sapo.pt/index_pedh.htm#bronfenbrenner
Sem comentários:
Enviar um comentário