CresSer em família adoptiva
E porque família não tem que significar laços de sangue o blog Crescer considera importante escrever sobre a adopção de crianças.
A adopção de crianças é um tema fascinante e que envolve sentimentos profundos e complexos quer do ponto de vista dos adultos quer das crianças.
A adopção, muito sucintamente, é considerada como a integração de uma criança no seio de uma família, numa situação em tudo igual à de qualquer filho biológico. A adopção envolve um vinculo afectivo e emocional de forma similar a um filho biológico.
De acordo com Eduardo Sá (2005), “o lugar de uma criança na família é no coração dos seus país”. Muito mais do que aqueles que concebem, os pais são aqueles que cuidam, educam, amam incondicionalmente e proporcionam um desenvolvimento qualitativo saudável ao nível físico, emocional e psicológico do seu filho.
O processo de vinculação é a base da relação entre país e filhos sejam biológicos ou adoptivos.
O Blog CresSer considera que no âmbito da psicologia do desenvolvimento o tema vinculação e adopção é bastante importante e seleccionou uma tese de doutoramento onde é trabalhado o tema: Teoria da Vinculação
O leitor poderá ler a tese completa em:
http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/75/1/TES%20SALV1.pdf
Para aprofundar o tema da adopção poderá tambem ler o trabalho: “A familia adoptiva, uma tela pintada com uma nova cor: Pressupostos relacionais e psicológicos da adopção” em:
http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/TL0178.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário