sexta-feira, 6 de maio de 2011

7 Semanas...7 Hábitos

Os bons pais alimentam o corpo, os pais brilhantes alimentam a personalidade!


Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver nos seus filhos: reflexão, segurança,

liderança, coragem, optimismo, capacidade de superação do medo e de prevenção de conflitos.

Os bons pais cuidam da nutrição física dos filhos (boa dieta, alimentos saudáveis, etc.,). Os pais brilhantes sabem que a personalidade precisa de uma excelente nutrição psíquica e preocupam-se com os alimentos que enriquecem a inteligência e a emoção.
Antigamente uma família estruturada era uma garantia de que os filhos desenvolveriam uma personalidade saudável. Hoje, bons pais produzem filhos ansiosos, alienados, autoritários e angustiados. Porque a sociedade se tornou uma fábrica de stress e os pais não têm controlo sobre o processo de formação da personalidade dos filhos. Ter cultura, boas condições financeiras, excelente relação conjugal e propiciar uma boa escola/educação aos jovens não basta para produzir saúde psíquica.
Por isso, prepare os seus filhos para sobreviverem nas águas turbulentas da emoção e desenvolverem capacidade crítica. Só assim poderão filtrar os estímulos "stressantes" e serão livres para escolher e decidir. Prepare o seu filho para "ser", pois o mundo o prepará para "ter".
Ajude-os a não serem escravos dos seus problemas. Não se conforme se eles forem tímidos e inseguros. Lembre-se que quando a auto-estima nasce, a alegria morre.
Alimente a personalidade dos seus filhos com sabedoria e tranquilidade. Não se esqueça que tropeçamos nas pequenas pedras e não nas grandes montanhas. E que as pequenas pedras no inconsciente, transformam-se em grandes colinas.
Assim, os pais brilhantes não formarão heróis, mas seres humanos que conhecerão os seus limites e a sua força.


Retirado e adaptado do livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes de Augusto Cury

1 comentário:

GP disse...

Olá CresSERes!
Registo o grande investimento que têm feito no blog e a diversificação de conteúdos e formatos.
Em relação ao desafio Juno, os meus principais comentários prendem-se com interpretações que fazem de aspectos do filme denotando um olhar estereotipado e pouco atento. Ou seja, parece-me que assumem que sabem como é que as coisas funcionam sem que haja dados que o atestem. Por exemplo, o que vos leva a dizer que a família de Juno é desestruturada? Porque os pais são divorciados? A relação com o pai é má? Porquê? Não são os vossos preconceitos a funcionar que vos impedem de ver uma família que funciona de forma diferente mas que encontrou o seu equilíbrio?
Atenção a este aspecto, um psicólogo tem de saber observar, escutar e aceitar outras realidades diferentes da sua própria visão das coisas.
Apreciei a forma como procuraram dar continuidade à exploração da teoria de Erickson na resposta ao desafio.
Desejo-vos uma excelente semana académica!
GP