quarta-feira, 25 de maio de 2011

7 Semanas...7 Hábitos



Os bons pais preparam os filhos para os aplausos, os pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos!

Este hábito dos pais brilhantes contribuiu para desenvolver: motivação, ousadia, paciência, determinação, capacidade de superação e habilidade para criar e aproveitar oportunidades.

Incentive os seus filhos a ter metas, a procurar o sucesso no estudo, no trabalho, nas relações sociais, mas não pare por aí; leve-os a não ter medo dos seus insucessos. Não há pódio sem derrotas. Muitos não sobem ao pódio não por não terem capacidade, mas porque não souberam superar os fracassos do caminho. Alguns não vencem porque não têm paciência para suportar um não, nem ousadia para enfrentar críticas, nem humildade para reconhecer as suas falhas.

A perseverança é tão importante quanto a capacidade intelectual. A vida é uma longa estrada que tem curvas imprevisíveis e derrapagens inevitáveis. Para os pais brilhantes, ter sucesso não é ter uma vida sem erros. Vencer não é acertar sempre. Os pais que não têm coragem de reconhecer os seus erros nunca ensinarão os seus filhos a enfrentar os seus próprios erros e a crescer com eles.

Viver é um contrato de risco que os jovens precisam de experimentar apreciando os desafios e não fugindo deles. A capacidade de se queixar é o adubo da miséria emocional e a capacidade de agradecer é o combustível da felicidade. Os jovens que se tornam mestres em queixar-se dificilmente conquistarão espaço social e profissional. Levem os seus filhos a encontrar os grandes motivos para serem felizes nas pequenas coisas,
A felicidade não é obra do acaso, é um exercício. Leve os jovens a ver os momentos singelos, a força que surge nas perdas, a segurança que brota no caos, a grandeza que emana dos pequenos gestos. Os segredos da felicidade esconde-se nas coisas simples e anónimas, tão distantes e tão próximas deles.


Retirado e adaptado do livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes de Augusto Cury

Sem comentários: