segunda-feira, 2 de maio de 2011

E porque hoje é segunda...é dia de teoria

Teorias de ensino e aprendizagem na escolha de uma escola para o seu filho
Uma das preocupações familiares é a aprendizagem dos filhos e um bom ensino escolar. Sabendo as principais correntes de pensamento na educação, você, mãe e pai, pode optar pela escola que melhor se adapta ao seu filho e o que deseja para ele. Ter uma noção do que cada cor­rente defende e o tipo de resul­tado que pre­tende atingir pode aju­dar na hora de esco­lher uma ­escola. Com infor­ma­ções sobre as prin­ci­pais teo­rias de ensino e apren­di­za­gem, também pode inter­pre­tar ­melhor o que um dire­ctor ou orien­ta­dor diz e terá mais ele­men­tos para ava­liar o colé­gio. Mas é pre­ciso cui­dado. "As teo­rias de ­ensino e apren­di­za­gem são abs­tra­cções. Mas a prá­tica não é uma sim­ples repro­du­ção de teo­rias", diz a lin­guista Fer­nanda Libe­rali, pro­fes­sora no Pro­grama de Pós-Gra­dua­ção da PUC/SP e con­sul­tora de ­várias esco­las. Sendo assim as principais correntes são:

1.                  Comportamentalismo – o professor planeia, estimula e passa o conhecimento aos alunos. O foco é a transmissão dos conteúdos.
Quem foi o pai da idéia: o psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner (1904-1990).
O que diz: é possível modelar o indivíduo, condicionando os seus comportamentos. Para isso, devem-se utilizar os estímulos e reforços adequados. Segundo Skinner, todo o comportamento é determinado pelo ambiente, mesmo que a relação do indivíduo com esse ambiente não seja passiva, e sim de interacção. Ou seja, um professor pode definir que resultado pretende alcançar com os seus alunos e oferecer-lhes os estímulos e recompensas adequados à medida que os alunos avançam.
Onde está o foco: nos conteúdos a serem transmitidos e no professor em si.
Qual é o papel do professor: o professor, ou até o livro didáctico, em alguns casos, é a autoridade máxima, detentora do conhecimento. O aluno é o aprendiz que deve absorver esse conhecimento quanto mais, melhor
Como se ­aprende: por memorização e repetição.
Como se introduz um novo conceito: o professor faz um planeamento e apresenta os conceitos do género: “Hoje vamos falar sobre…”.
Quais são os reflexos na sala de aula: as aulas, em geral, são expositivas, com o professor a falar e a turma, de preferência, quieta. Erros são corrigidos imediatamente e recorre-se à repetição.
Que tipo de indivíduo espera-se for­mar: pessoas com vasto saber enciclopédico. Indivíduos focados no trabalho, que correspondem às demandas e se ajustam bem aos ambientes.

2.                  Construtivismo - a criança constrói o conhecimento por meio de descobertas. Valoriza-se o conhecimento prévio do aluno.
Quem foi o pai da idéia: o bió­logo suíço Jean Pia­get (1896-1980).
O que diz: segundo Piaget, o pen­sa­mento infan­til passa por qua­tro está­gios, desde o nas­ci­mento até o iní­cio da ado­les­cên­cia, ­quando a capa­ci­dade plena de racio­cí­nio é atin­gida. Assim, a criança cons­trói o conhecimento a par­tir das suas des­co­ber­tas, ­quando em con­tacto com o mundo e com os objec­tos. Por isso, não ­adianta ensi­nar a um aluno algo que ele ainda não tem con­di­ções inte­lec­tuais de absor­ver. Ou seja, o tra­ba­lho de edu­car não se deve limi­tar a trans­mi­tir con­teú­dos, mas a favo­re­cer a acti­vi­dade men­tal do aluno. Por isso, impor­tante é não ape­nas assi­mi­lar con­cei­tos, mas tam­bém gerar ques­tões e ampliar ideias.
Onde está o foco: no aluno e nas suas ope­ra­ções men­tais.
Qual é o papel do pro­fes­sor: obser­var o aluno, inves­ti­gar quais são os seus conhe­ci­men­tos pré­vios, seus inte­res­ses e, a par­tir dessa baga­gem, pro­cu­rar apre­sen­tar diver­sos ele­men­tos para que o aluno cons­trua seu conhe­ci­mento. O pro­fes­sor cria situa­ções para que o aluno che­gue ao conhe­ci­mento.
Como se ­aprende: expe­ri­men­tando, viven­ciando.
Como se intro­duz um novo con­ceito: para falar em mul­ti­pli­ca­ção, por exem­plo, o pro­fes­sor pode apre­sen­tar uma sequên­cia de somas, até que o aluno che­gue ao con­ceito da mul­ti­pli­ca­ção. Nada de deco­rar ­tabuada. Ou, para apre­sen­tar for­mas geo­mé­tri­cas, o pro­fes­sor dará aos alu­nos ­vários mate­riais, eles farão dese­nhos e obser­va­rão figu­ras até per­ce­be­rem o cír­culo, o qua­drado, o triân­gulo, etc.
Quais são os refle­xos na sala de aula: há menos inter­fe­rên­cia do pro­fes­sor, que res­peita as fases desenvolvimentais do aluno e pro­cura cor­res­pon­der aos seus inte­res­ses. As salas têm mais objec­tos para manu­sear, mais mate­rial, como blo­cos lógi­cos, figu­ras, etc. As cor­re­cções não acon­te­cem de modo ime­diato, pois os erros são con­si­de­ra­dos parte do pro­cesso de apren­di­za­gem.
Que tipo de indi­ví­duo ­espera-se for­mar: pes­soas com auto­no­mia que inte­ragem com o meio, que têm ­ideias pró­prias e são capazes de criar, com uma visão par­ti­cu­lar do mundo.

3.                  Socioconstrutivismo – a aprendizagem não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança mas a uma cooperação em grupo. O trabalho em grupo é uma ferramenta-chave para a busca do conhecimento
Quem foi o pai da idéia: o psi­có­logo bielo-russo Lev ­Vygotsky (1896-1934).
O que diz: foca a inte­rac­ção. ­Segundo ­Vygotsky, todo apren­di­zado é neces­sa­ria­mente mediado e isso torna o papel do ­ensino e do pro­fes­sor mais activo do que o pre­visto por Pia­get. O apren­di­zado não se subor­dina ao desen­vol­vi­mento das estru­tu­ras inte­lec­tuais da ­criança, mas um se ali­menta do outro, pro­vo­cando sal­tos qua­li­ta­ti­vos de conhe­ci­mento. O ensino deve se ante­ci­par ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de apren­der sozi­nho. É a isso que se ­refere um de seus prin­ci­pais con­cei­tos, o de "zona de desen­vol­vi­mento pro­xi­mal", que seria a dis­tân­cia entre o desen­vol­vi­mento real da ­criança e ­aquilo que ela tem poten­cial de apren­der, ou entre "o ser e o tor­nar-se".
Onde está o foco: na inte­ra­cção. É na rela­ção aluno-pro­fes­sor e aluno-aluno que se pro­duz conhe­ci­mento.
Qual é o papel do pro­fes­sor: ele actua como media­dor entre o aluno, os conhe­ci­men­tos que este pos­sui e o mundo.
Como se ­aprende: obser­vando o meio, ­entrando em con­tacto com o que já foi des­co­berto e orga­ni­zando o conhe­ci­mento junto com os ­outros (pro­fes­sor e turma).
Como se intro­duz um novo con­ceito: se as crian­ças vão apren­der sobre doen­ças, por exem­plo, pri­meiro o pro­fes­sor ­coloca-as ­diante de pro­ble­mas para que os resol­vam com o que já sabem e mos­tra a elas a neces­si­dade de novos sabe­res, que terão de encon­trar de dife­ren­tes for­mas. Então, o professor as auxi­lia nesse pro­cesso de busca de novos conhe­ci­men­tos. Os alunos podem tanto ir entre­vis­tar um ­médico (o pro­fes­sor orien­tará a turma sobre como fazer uma entre­vista), como con­sul­tar um livro ou a inter­net.
Quais são os refle­xos na sala de aula: há mais cola­bo­ra­ção e tra­ba­lhos em grupo. Parte-se do conhe­ci­mento quoti­diano para se che­gar à pro­du­ção de conhe­ci­mento. O pro­fes­sor pro­põe tare­fas que desa­fiam os alu­nos. Erros são con­si­de­ra­dos parte do apren­di­zado pois mos­tram ao pro­fes­sor como o aluno está a raciocinar. Os con­teú­dos são apre­sen­ta­dos por temas: ­aprende-se sobre escra­vi­dão, por exem­plo, inves­ti­gando como ela se deu em ­vários perío­dos, e não neces­sa­ria­mente pela ordem cro­no­ló­gica. Uti­li­zam-se, para isso, mui­tos mate­riais: repor­ta­gens, fil­mes, etc.
Que tipo de indi­ví­duo ­espera-se for­mar: pes­soas coo­pe­ra­ti­vas, que ­tenham com­pro­misso com o mundo e com o outro, que sai­bam tanto expor suas ­ideias ­quanto ouvir. Pessoas que não neces­sa­ria­mente terão um conhe­ci­mento enci­clo­pé­dico, mas que saberão como pro­cu­rar as infor­ma­ções que lhe fazem falta.
4.                  Waldorf – clareza do raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa de acção. O professor acompanha a turma por sete anos.
Quem foi o pai da ideia: o educador austríaco Rudolf Steiner (1861-1925)
O que diz: a vivência deve preceder a teoria. Deste modo, o método prevê que o currículo escolar deve ser individualizado e levar em conta apenas as necessidades de aprendizagem do aluno em cada fase da sua vida.
Onde está o foco: no aluno e no seu tutor.

Qual o papel do professor: cada classe tem um tutor responsável por todas as matérias, que acompanha a mesma turma durante sete anos. "Nós precisamos ser uma referência de comportamento e disciplina para que o aluno possa se espelhar", justifica Alfredo Rheingantz, professor e membro da coordenação da Escola Waldorf Rudolf Steiner. Durante o período correspondente ao Ensino Médio, as classes ganham professores especialistas, mas continuam com um tutor.
Como se aprende: o ensino é dividido em ciclos de sete anos (de 0 a 7, de 8 a 14 e de 15 a 21 anos) e não há repetentes, justamente para que as etapas de aprendizagem possam estar em sintonia com o ritmo biológico próprio de cada idade. Como não há provas, as avaliações são baseadas nas actividades diárias, que resultam em boletins descritivos sobre o comportamento, a maturidade e o aproveitamento dos estudantes.
Como se introduz um novo conceito: outra característica da pedagogia Waldorf é o ensino em épocas. Em vez de ter aulas de diversas disciplinas ao longo do dia ou da semana, o aluno passa quatro semanas apenas a ver uma única matéria. "Isso permite que o aluno lembre mais facilmente o que viu e aprofunde melhor os conteúdos", diz Rheingantz.
Quais são os reflexos na sala de aula: no primeiro ciclo, a ênfase é no desenvolvimento da coordenação motora e no despertar da memória. Como essa fase é dedicada principalmente às actividades lúdicas, não inclui o processo de alfabetização, que acontece apenas no segundo ciclo. Neste, que corresponde ao ensino fundamental, o foco é na educação dos sentimentos para que os alunos adquiram maturidade emocional. Daí a pedagogia Waldorf ser repleta de actividades artísticas, como música, teatro e artes plásticas, além de trabalhos manuais, como marcenaria, tricô e jardinagem.
Que tipo de indivíduo espera-se formar: o método Waldorf visa desenvolver a personalidade do aluno, florescendo nele a clareza do raciocínio, equilibro emocional e a iniciativa de acção. No final da escola, o estudante estará pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo.

5.                  Montessori – formação integral do jovem, uma “educação para a vida”.
Quem foi o pai da ideia: a pedagoga italiana Maria Montessori (1870-1952)

O que diz: a linha montessoriana valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança.
Onde está o foco: no aluno. A teoria montessoriana crê que as crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite que elas mesmas conduzam a aprendizagem e encontrem um lugar no mundo. “Todo conhecimento passa por uma prática e a escola deve facilitar o acesso a ela”, diz a educadora Talita de Oliveira Almeida. 
Qual o papel do professor: Maria Montessori foi pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. “Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições”, diz Talita. Assim como no construtivismo, os professores assumem o papel de guia, conduzindo e motivando o aluno no processo de aprendizagem.
Como se aprende: o método Montessori parte do concreto rumo ao abstracto. Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência directa de procura e descoberta. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didácticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos do seu trabalho. São objectos simples, mas muito atraentes, e projectados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.
Como se introduz um novo conceito: na Educação Infantil, enfatiza a manipulação de peças de tamanhos, formas, texturas e cores diferentes. Na alfabetização, com a ajuda de objectos como o alfabeto móvel, utiliza-se o método fonético, em que o aprendizado parte do som da letra para se construir a palavra e depois o texto. Devido principalmente, às exigências do vestibular, a pedagogia montessoriana raramente é aplicada no Ensino Médio.
Quais os reflexos na sala de aula: crianças de idades diferentes são agrupadas numa mesma turma. Nessas classes, alunos de 5 e 6 anos estudam na mesma sala e seguem um programa único. Posteriormente eles passam para as turmas de 7 e 8, em seguida para as de 9 e 10, e, finalmente, alcançam o último estágio, que agrega jovens de 11, 12, 13 e 14 anos. Até os 10 anos, os alunos têm aulas com um único professor polivalente, enquanto nas salas de 11 a 14, esse professor ganha a companhia de docentes específicos para cada uma das disciplinas. Para que esse método funcione bem, frequentemente há actividades em duplas, trios ou grupos. Dependendo do conteúdo, o professor pode dividir a classe em grupos por idade. A maior parte do material didáctico, especialmente entre os mais novos, é de uso colectivo, como livros e lápis. A avaliação é feita para todas as tarefas, portanto, não existem provas formais. “Além de dar um conceito para cada aluno, os professores preparam boletins detalhados, especificando as posturas e os procedimentos dos estudantes”, conta Edimara de Lima, directora pedagógica da Escola Prima Montessori de São Paulo
Que tipo de indivíduo pretende formar: individualidade, actividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objecto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites da acumulação de informações. O objectivo da escola é a formação integral do jovem, uma “educação para a vida”. A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender – conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos.

Retirado de: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_295376.shtml

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