segunda-feira, 23 de maio de 2011

Porque hoje é segunda...é dia de Teoria!

História da Psicologia do Desenvolvimento


- Desde a antiguidade que se têm multiplicado concepções sobre o que é a criança, tendo em conta as diversas perspectivas encaradas até ao final do séc. XIX, resultando essencialmente de invenções culturais: crenças sobre a natureza, desenvolvimento e socialização.


- No último milénio verificou-se uma preocupação com o estatuto moral, filosófico e psicológico da criança, bem como o seu processo de socialização. Preocupação esta considerada necessária para assegurar ao adulto, emergente da criança, o cumprimento do destino que a família e a sociedade lhe prepararam. A criança era encarada, preponderantemente, como estando ao serviço do adulto; o “contrário” (o meio ambiente ao serviço da criança), só é encarado seriamente e filosoficamente a partir do séc. XIX.


- A Psicologia do Desenvolvimento começou a emergir em finais do séc. XIX, podendo a sua história organizar-se de acordo com a proposta de Robert B. Cairns (1983), em três períodos: o formativo (1882-1912), o intermédio (1913-1946) e a era moderna (1947-1982).


Formativo: Considerado o dos “precursores e pioneiros”, está associado ás figuras de Sigmund Freud, entre outros, sendo caracterizado pela emergência de estudos de epistemologia genética sobre o desenvolvimento cognitivo, social, moral e da personalidade, bem como sobre das relações entre evolução e desenvolvimento, feitos de experiências precoces, contribuição da hereditariedade e da experiência, etc,.


Intermédio: Denominado o da “institucionalização e fragmentação”, onde foram estudados empiricamente quase todos os objectivos do comportamento e cognição da criança, bem como o curso “normal” do desenvolvimento sensório-motor, cognitivo e social. O behaviorismo ganhou uma importância crescente, bem como os estudos sobre maturação e crescimento, linguagem e pensamento. Desenvolveu-se ainda a etologia, a teoria da aprendizagem social e a psicanálise.


Era moderna: Período de “expansão e maturação” onde ocorreu o desenvolvimento de novas técnicas e abordagens, relacionadas em parte com o avanço da electrónica e informática. Época de expansão, invenção e crítica, cobrindo todas as áreas de investigação e intervenção. Declínio das teorias ligadas à aprendizagem, tendo começado a ser aplicado o conceito de condicionamento operante de Skinner através da análise da modificação do comportamento, e sendo também abordados, detalhadamente os conceitos de “condicionamento”, “reforço social”, etc,. Foi também introduzido o conceito de imitação para explicar a aquisição de padrões sociais.


- Desde a década de 60, e em parte devido ao renascer do interesse pela teoria de Piaget e á actualidade da abordagem da Aprendizagem Social, a psicologia do desenvolvimento centrou-se no estudo dos processos do desenvolvimento mental e dos mecanismos de mediação, sendo de certo modo transpostas as barreiras entre o desenvolvimento cognitivo e social. Assistiu-se a uma aproximação entre as investigações com animais e com as crianças, dando lugar a novas questões sobre o desenvolvimento psicológico e comportamental.


- A psicanálise e a etologia aproximaram-se, através dos estudos desenvolvidos por Bowlby e Ainsworth e o conceito de desenvolvimento foi redescoberto através de estudos sobre a criança (como organismo em adaptação) e das suas competências; este conceito, extensível ao estudo do ser humano ao longo do ciclo vital, permite estabelecer uma ligação entre várias áreas da psicologia relacionadas com a adaptação cognitiva e social.



Retirado do livro: Borges, Maria Isolina Pinto – Introdução à Psicologia do Desenvolvimento. Porto: Jornal da Psicologia.

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